Assinem Nosso Feed

Digite seu e-mail abaxo:

Delivered by FeedBurner

A música e suas técnicas

Entrevista realizada por "QWE Music" com o vocalista e baixista Welinton Junior Dias a respeito de  um bate-papo sobre a música!
Ex integrante da banda de rock X-fourth.

QWE Music: Boa tarde Welinton Junior Dias, desde já agradecemos por nos ceder mais esta entrevista.  Vamos começar?


Welinton: Boa tarde. Vamos lá.


QWE Music: Quando você começou a cantar?

Welinton: Na verdade eu já cantava desde meus 6 anos de idade.
QWE Music: Sabemos que você toca instrumentos musicais também, mas a princípio você pretendia ser vocalista apenas?

Welinton: Com certeza, nunca havia passado por minha cabeça que um dia eu iria se interessar em tocar algum instrumento musical.

QWE Music: Quais os estilos de música você mais curte?

Welinton: Rock na certa, é o meu preferido, mas curto também músicas eletrônicas! 

QWE Music: Já que você falou sobre o rock, você possui um gênero favorito dos estilos rock?

Welinton: Eu sinceramente gosto de todos, mas se eu fosse obrigado a optar por um gênero de rock, eu escolheria o Hard Rock.

QWE Music: Ótimo, e se fosse para escolher um que menos agrada você, qual seria?

Welinton: Esta é uma resposta muito difícil, como já dito antes, todos me agradam, porém, o gênero de rock que ficaria me último em minha lista seria o Rap Rock. Tudo depende da banda que toca também, por exemplo, o Rap Rock da banda Linkin Park é sensacional.

QWE Music: Você acha que todas as pessoas que curtem rock pra valer possui gostos parecidos?

Welinton: Sim, o perfil dos roqueiros de verdade são bem parecidos, por exemplos, roqueiros geralmente odeiam forró, sertanejo, gostam de filmes de ação, musical, são pessoas bastante interativas.

QWE Music: E os músicos, possuem algumas semelhanças?

Welinton: Também, por exemplo, ficar fazendo batuques com as mãos quando escutam alguma música que gostam, (risos). Os dedos dos músicos geralmente são mais abertos também devido à pratica de tocar os seus instrumentos. Gostamos de observar as técnicas e solos de uma música, sabemos identificar com facilidade o som de diferentes instrumentos em uma determinada música, além de conseguir perceber se está afinado ou não, conseguimos saber se em um show as musicas estão sendo tocadas realmente ou se é apenas dublagem. Tudo isso é graças ao convívio com a música! 

QWE Music: Você fez alguma aula de canto?

Welinton: Nunca, sei cantar porque já fui instruído por meus familiares desde criança.

QWE Music: Você conhece algumas técnicas usadas para cantar?

Welinton: Como nunca fiz aulas de canto, não conheço muitas técnicas, mas existem algumas que são muito utilizadas como o "vibrato vocal" que muitos vocalistas usam durante uma música, é uma técnica que serve de arranjo musical. Ela consiste em "tremer" a voz, geralmente no final da frase cantada, não acho bonito tremer de mais, ou seja, desde o começo da frase, fica muito feio, estraga a música. E também temos também a técnica "Faucete" que muitas vezes é necessária ser utilizada quando não conseguimos cantar em uma tonalidade muito alta. Muitos cantores, quando vejam que não vão conseguir cantar aquela tonalidade acabam desafinando por não saberem utilizar a técnica Faucete.  É uma palavra italiana "falsetto" ou seja, tom falso, o próprio nome já diz, seria uma voz falsa, não real.

QWE Music: Este tom alto seria fino?

Welinton: Sim, na música damos o nome de "alto" quando se refere a um tom fino e de "baixo" quando se refere a um tom grosso.

QWE Music: Quais destas técnicas você acha mais difícil para uma pessoa aprendiz da música aprender?

Welinton: Por incrível, muitos não conseguem fazer o Faucete justamente por ser uma voz falsa, já o vibrato aprende-se mais rápido, mas os iniciantes as vezes não conseguem fazer quando eles tem que cantar alto, alto no sentido de volume, e as vezes esquecem de fazer.

QWE Music: Você que todos os cantores devem utilizar algumas destas técnicas?

Welinton: Como eu havia dito, isso se trata de arranjos musicais, não necessariamente deve-se usá-las, mas elas deixam a música mais bonita, principalmente o vibrato, porque o Faucete só é utilizado mesmo quando não conseguimos cantar um tom muito alto, para não correr o risco de desafinar. Cantoras de Ópera que utilizam bastante o Faucete. Um grande exemplo de cantora que o usa o Faucete é Celine Dion.

QWE Music: Bom, por hoje é só, muito obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, comente de forma inofensiva, caso contrário, seu comentário será excluído! Dúvidas sobre como comentar? Leia nossa Política de Comentário, Obrigado.

http://welintonjunior.blogspot.com/p/politica-de-comentarios.html