Assinem Nosso Feed

Digite seu e-mail abaxo:

Delivered by FeedBurner

Algumas técnicas de tocar Bass

Entrevista realizada por "QWE Music" com o vocalista e baixista Welinton Junior Dias a respeito de técnicas utilizadas para tocar o instrumento musical contra-baixo e um bate-papo sobre a música!
Ex integrante da banda de rock X-fourth.


QWE Music: Boa tarde Welinton Junior Dias, iremos fazer algumas perguntas relacionadas ao seu instrumento, o contra-baixo.


WE Music: Quando realmente você começou a se envolver com a música?


Welinton: A partir de meus 12 anos.

QWE Music: Você começou a aprender tocar Contra baixo logo de início?

Welinton: Não, comecei aprendendo tocar guitarra. Até meus 14 anos eu só tocava guitarra, porém quando meus amigos resolveram montar uma banda de rock faltava-se um baixista, como já havia 3 guitarristas eu me vi obrigado a aprender tocar baixo.

QWE Music: E o que você achou do baixo?

Welinton: Achei ele um instrumento diferente, com um som muito bacana. Me identifiquei com ele, e com o som dele.

QWE Music: Então você percebeu que seu instrumento era o Baixo?

Welinton: Exatamente.


QWE Music: Ele é mais difícil de tocar ou mais fácil?


Welinton: Ele é mais fácil de tocar que a guitarra, mas isso é, se você for tocar de forma muito simples, e vimos que tocar simples hoje é muito difícil, fica ridículo. Exceto os gêneros musicais que exigem tocar simples. Mas assim, no geral, é preciso aperfeiçoar o som do baixo, inserir técnicas na hora de tocar e isso já sai do simples, o que era fácil já não é mais. Resumindo, posso dizer que o baixo é mais simples para tocar, mas não o mais fácil.

QWE Music: Qual a importância de um contra-baixo numa banda?


Welinton: Muita, o baixo foi um instrumento popularizado bem depois da guitarra, até então ele não era conhecido, posso dizer que ele começou a entrar em cena mesmo por volta de 50, época que nasce o baixo elétrico. Apesar de tudo, hoje ele é o instrumento principal numa banda, se o baixista errar, os outros ficam todos perdidos, o baixo e a bateria andam de mãos dadas, os dois devem possuir o mesmo ritmo. Tudo isso, devido ao seu tom grave.


QWE Music: Quais fatores devem ser levados em conta na hora de comprar um baixo para ter um bom baixo com um ótimo som?

Welinton: Hum! Muitos. Ao contrário de que muitos pensam, que só as cordas é a parte importante, estão enganados, os captadores é outro dispositivo que interfere muito no som final de um baixo. Existem captadores com qualidades péssimas que ao invés de captar apenas o som, captam ruídos também, ele não é um enfeite no contra-baixo, muitos nem ligam para ele. Outro erro é a forma em que as cordas são fixadas, elas não devem encostar e muito menos ficar muito distantes dos captadores.
Depois existem aparelhos que aperfeiçoam ainda mais o som do baixo como o equalizador, pedaleiras, amplificadores dentre outros.

QWE Music: Quais técnicas são usadas para tocar baixo?

Welinton: Olha, possuem várias, temos o tapping, slap, pizzicato, palheta, octaver dentre outras, além de possuir pedaleiras que também modificam o som aplicando técnicas de chorus, distorção etc.

QWE Music: Você poderia dar uma breve explicação sobre estas técnicas que você citou?

Welinton: Claro.O tapping não é uma técnica utilizada apenas no Baixo, mas sim em todos os instrumentos de corda, esta técnica não é muito comum entre os baixistas, porque utilizamos mais a técnica Slap, mas o tapping é uma técnica onde "martelamos" a nota musical que desejamos digitar com a ponta dos dedos, se formos observar quem mais utiliza essa técnica são os guitarristas em solos de guitarra, e foi uma técnica popularizada por Eddie Halen, grande guitarrista. Já o slap é mais comum entre os baixista, uma das técnicas mais apreciada por mim. Essa técnica consiste em dois tipos de execução, batendo na corda desejada em forma de "martelada" com o polegar e puxando a a corda desejada com o dedo. Apesar de provocar um som extraordinário, o slap não é uma técnica muito simples, principalmente no início para quem está aprendendo, isso leva um pouco de tempo e é preciso gostar, praticar e ter dedicação. Dar um slap na última corda por exemplo é fácil, mas dar slap na terceira corda por exemplo já não é muito fácil. Tudo se trata de prática. Um detalhe muito importante na hora de dar slap, é que você deve pressionar ou digitar a nota e com a nota pressionada você dá o slap com a mão direita exatamente na corda em que a nota está digitada. Desculpem meu palavreado, mais "o slap é um som muito foda", chique mesmo. O pizzicato consiste num tipo de "beliscão" na corda, na verdade é uma técnica em que você dedilha as cordas com vários dedos. Muito utilizada em solos de contrabaixo e no gênero Heavy Metal. Por fim temos a técnica palheta, que na verdade o nome diz tudo, é tocar o baixo utilizando palheta. A diferença entre a palheta do baixo e da guitarra é a espessura, as do baixo normalmente são de 2 ou mais milímetros. Ela deixa o som mais potente e agudo é muito comum ver isso nas bandas de Hard Rock. Um exemplo de baixista que utiliza bastante essa técnica é o Tommy Stinson do Guns N' Roses. E o octaver o nome já diz tudo também, é você oitavar o baixo, ou seja, jogar a nota tocada para uma oitava acima ou abaixo. Um exemplo dessa técnica nitidamente é a música "Balls To The Wall" da banda "Accept".


QWE Music: Você teve alguma influência para tocar instrumentos?

Welinton: E como! Isso é uma longa história, mas vou falar de forma resumida, para início de conversa, todos da minha família por parte de mãe, tocam algum instrumento, e todos cantam, existem alguns que apenas catam, mas todos possui uma afinação. Eu acho realmente muito incrível, justamente porque meus tios e meus primos aprenderam tocar sós, nunca freqüentaram uma escola de musica e são verdadeiros profissionais, e digo isso não apenas porque eles são meus familiares, isso se chama talento, felizmente minha família possui esse dom divino. O meus primos depois de terem aprendido a tocar sem que alguém os ensinassem fizeram curso de seus respectivos instrumentos, porque para dar aulas eles deveriam ter um certificado, só por isso. E eu, juntamente com meus outros primos da mesma faixa etária minha de 15 a 18 anos aprendemos a tocar com nossos primos mais velhos. Eles tinham até banda, a mesma foi desmanchada porque um dos integrantes sofreu um acidente  e morreu, e porque também não estavam tendo tempo devido à seus trabalhos.



QWE Music: Quais contra-baixista você admira muito?


Welinton: Steve Harris principalmente, é o meu preferido, ele é baixista da banda Iron Maiden, Duca Tambasco, Jaco Pastorius, Stuart Hamm, John Entwistle, Victor Wooten, Geezer Butler dentre outros.


QWE Music: O que você tem a dizer para as pessoas que querem ser músicos?


Welinton: Parabéns pela escolha, ser músico é um privilégio muito grande, se você tem esse dom, corra atrás, isso é dom divino, não é todos que possuem, invista nesta carreira, não enterra este talento. Não precisa ser famoso, sua estrela te acompanha onde você for, se você é um músico você é uma estrela.


QWE Music: Muito obrigado mesmo por responder nossa entrevista. Valeu!

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, comente de forma inofensiva, caso contrário, seu comentário será excluído! Dúvidas sobre como comentar? Leia nossa Política de Comentário, Obrigado.

http://welintonjunior.blogspot.com/p/politica-de-comentarios.html