Assinem Nosso Feed

Digite seu e-mail abaxo:

Delivered by FeedBurner

Por que as lesmas derretem quando jogamos sal sobre elas?

 A pele das lesmas são muitos sensíveis, por esse motivo elas vivem em lugares úmidos para se protegerem dos raios solares. Seu corpo possui uma grande quantidade de água, e esta é um solvente e o sal um saluto, então se dá a causa porque elas derretem ao jogarmos sal sobre ela.
As lesmas possuem uma pele muito fina. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que pode provocar a desidratação desses animais.
Quando jogamos sal na lesma, ela perde água e desidrata-se. Mas, nesse caso, por que ocorre a desidratação?
É que o sal se dissolve na superfície da pele úmida do animal, formando uma solução salina, em que a água é o solvente e  sal o soluto. Essa solução salina é muito mais concentrada em solutos (sais) do que a solução dos fluidos corpóreos do animal. Assim, ocorre o que chamamos de osmose, isto é, a água desloca-se espontaneamente de uma solução mais concentrada em soluto para outra menos concentrada, até que essas soluções tenham a mesma concentração. Por isso, a lesma perde muita água e morre desidratada.



Vale lembrar que não se deve fazer isso, porque o animal sofre e, além disso, porque mesmo um animal muito pequeno é importante para o equilíbrio do ecossitema.



2 comentários:

welinton junior disse...

Não se esqueça, todos seres vivos tem direito à vida, por isso, não faça isso com as lesmas, pois até o menor inseto que existe contribui para o equilíbrio do ecosistema.

Anônimo disse...

como se faz para acabar com as lesmas que se prolifera nos "jardins"?

Postar um comentário

Por favor, comente de forma inofensiva, caso contrário, seu comentário será excluído! Dúvidas sobre como comentar? Leia nossa Política de Comentário, Obrigado.

http://welintonjunior.blogspot.com/p/politica-de-comentarios.html