Assinem Nosso Feed

Digite seu e-mail abaxo:

Delivered by FeedBurner

Energia Estática


Falar sobre energia elétrica parece que não tem nada a ver com informática né?
Mas existem alguns cuidados que devemos ter, e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.


Energia Estática

Você sabia que nosso corpo retem energia elétrica?
Essa energia se chama energia estática. Essa energia acumula em nosso corpo por causa do atrito, e esta, pode causar danos aos componentes do computador quando em contato direto.

Para descarregar a energia estática de nosso corpo, basta segurar por algum tempo em um corpo grande de metal, quanto maior o corpo de metal, mais estática ele poderá absorver, com isso, notamos que não adiantaria segurar em um parafuso, por exemplo.

É importante observar também se o corpo de metal está isolado com alguma cobertura ou tinta isolante, pois, o isolante impede o corpo de metal absorver a estática do corpo.
Se você não encontrar um corpo grande de metal para descarregar a estática, poderás utilizar o próprio gabinete do computador, apesar se não ser muito recomendável por ser um corpo muito pequeno.

MEU TWITTER: @WJUNIORD

5 comentários:

meio ambiente disse...

Mais esta energia estática é tão importante assim???
Tem que evitar mesmo????

welinton junior disse...

Olha, até os mínimos deahes devemos evitar, é uma prevenção,muitas pessoas já me disserem que queimaram pendrive com a energia estática. É melhor se previnir do que queimar uma memória RAM de R$ 280,00 dependendo seu tipo(dimm, ddr, etc).

Anônimo disse...

eu queria entender de que maneira e por que razão (claramente) é que o corpo humano retem esse tipo de energia? ela nos leva muitas vezes a tomar choque ao tocar a porta de metal ou ao tocar em outra pessoa por exemplo.

welinton junior disse...

@Anônimo^^

Olá amigo,
A maneira como a energia estática se acumula em nosso corpo é por meio de atrito, exemplo, ao esfregar uma mão na outra, ao retirar uma blusa, etc...
Vou lhe mostrar uma experiência concreta do que estou falando para você entender melhor, faça o seguinte:
- Pegue um pedaço de folha de caderno, e corte uns 10 pedacinhos de papéis bem pequenininhos, logo após de ter picado a folha de caderno, pegue uma caneta normal (bic ou qualquer outra)e esfregue o lado que não escreve no cabelo por uns 5 segundos, depois disso, encoste o lado da caneta que você esfregou no cabelo nos pedaços de papeis picados, e verás que eles grudam na caneta, como se houvesse uma atração, essa é a energia estática que seu corpo absorveu através do atrito da caneta com o cabelo, entendeu?
Agora sobre choque, acredito que a energia estática não da choque ao tocar em algo, mas vou pesquisar e dar a certeza aquí mesmo, valeu por comentar, e por favor, se você ainda não entendeu, escreva outro comentário para a gente que estaremos te ajudando.

welinton junior disse...

Atenção, quem quer ter aulas de Hardware gratuíta, favor informar seu e-mail aquí que estaremos te passando os horários das aulas, aproveitem, as aulas serão dadas pelos nossos melhores professores, obrigado!

Postar um comentário

Por favor, comente de forma inofensiva, caso contrário, seu comentário será excluído! Dúvidas sobre como comentar? Leia nossa Política de Comentário, Obrigado.

http://welintonjunior.blogspot.com/p/politica-de-comentarios.html