A pele das lesmas são muitos sensíveis, por esse motivo elas vivem em lugares úmidos para se protegerem dos raios solares. Seu corpo possui uma grande quantidade de água, e esta é um solvente e o sal um saluto, então se dá a causa porque elas derretem ao jogarmos sal sobre ela.
As lesmas possuem uma pele muito fina. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que pode provocar a desidratação desses animais.
Quando jogamos sal na lesma, ela perde água e desidrata-se. Mas, nesse caso, por que ocorre a desidratação?
É que o sal se dissolve na superfície da pele úmida do animal, formando uma solução salina, em que a água é o solvente e sal o soluto. Essa solução salina é muito mais concentrada em solutos (sais) do que a solução dos fluidos corpóreos do animal. Assim, ocorre o que chamamos de osmose, isto é, a água desloca-se espontaneamente de uma solução mais concentrada em soluto para outra menos concentrada, até que essas soluções tenham a mesma concentração. Por isso, a lesma perde muita água e morre desidratada.
Vale lembrar que não se deve fazer isso, porque o animal sofre e, além disso, porque mesmo um animal muito pequeno é importante para o equilíbrio do ecossitema.
Não se esqueça, todos seres vivos tem direito à vida, por isso, não faça isso com as lesmas, pois até o menor inseto que existe contribui para o equilíbrio do ecosistema.
ResponderExcluircomo se faz para acabar com as lesmas que se prolifera nos "jardins"?
ResponderExcluir